quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ameaças




Os concorrentes mais diretos da Nestlé são os chocolates Canderel sem Adição de açúcar. Os chocolates Canderel sem Adição de açúcar possuem como objetivos os mesmos segmentos de mercado, dos chocolates sem Adição de açúcar da Nestlé. Referente aos concorrentes indiretos dos Chocolates Sem Adição de Açúcar da Nestlé estes se focam, essencialmente, nos diferenciados chocolates existentes no mercado, como os chocolates amargos de diversas marcas, quer estrangeiras, internacionais: Neuhaus e Godiva, Callebaut e Cacao Barry, na Bélgica; Fauchon, La Maison du Chocolat e Menier, na França; Kohler e Lindt, Nestlé e Suchard, na Suíça; Van Houten’s, nos Países Baixos; Cadbury e Rowntree, na Inglaterra; Milton Hershey, nos Estados Unidos, quer as Portuguesas. A clareza das marcas concorrentes, por meio de um estudo de mercado, averigua-se que a concorrente Canderel é muito reconhecida no mercado, pelos consumidores.
O Brasil está entre os países onde a Nestlé concorre com o maior exército de empresas locais. Existem desde fabricantes artesanais e concorrentes regionais até indústrias brasileiras de musculatura e alcance nacional, como a Bauducco e a M. Dias Branco.
Os principais segmentos onde a multinacional atua - biscoitos, sorvetes e chocolates - são muito pulverizados. Só no mercado de biscoitos, por exemplo, há 400 fabricantes disseminados pelo país. Das 10 maiores fabricantes do Brasil em 2007, sete são nacionais, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Massas e Biscoitos. Além da Bauducco e M. Dias Branco, existem nomes como Marilan, Piraquê e Mabel.
Depois do empreendimento conjunto com a americana Hershey´s, a Bauducco passou a concorrer com a Nestlé também em chocolates e transformou-se numa das principais rivais nacionais da multinacional suíça. Desde que a Bauducco assumiu a distribuição de Ovomaltine no Brasil, começaram a se enfrentar em mais um segmento: bebidas lácteas em pó.
O principal mercado da M. Dias Branco na área de biscoitos é justamente o Nordeste, onde a Nestlé mantém uma unidade de negócios independente há três anos. "Queremos estar seguros de ter unidades de negócios que são flexíveis. Vemos que mais e mais nossos principais concorrentes são produtores locais. Eles são muito próximos, muito rápidos e muito eficazes. E o perigo de uma grande empresa é a burocracia”, segundo Paul Polman (2008)




Referências Bibliogáficas




D'Ambrosio, Daniela. Bauducco e M. Dias Branco são fortes concorrentes. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008
Moreira, Assis. Vendas em 2007 batem recorde no Brasil e no mundo. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008. Disponível em:<http://www.terraviva.com.br/terraviva/file/1/665.html>Acesso em 11 Dez.2009.


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