quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Considerações Finais


Concluímos que a empresa Nestlé é uma organização que dá ênfase à teoria comportamental, que ajuda muito em seu desenvolvimento e disseminação internacionalmente. Além disso, essa empresa é muito complexa, pois possui diversas parcerias e atua em vários setores.
E podemos verificar que a empresa mesmo tendo quase um monopólio no seu setor principal de atuação, possui concorrentes desde micro a macro empresas. Por isso, mesmo sendo reconhecida mundialmente, a Nestlé não deve se acomodar, mas sim estar sempre buscando inovações para que a empresa não envelheça, de acordo com a curva do ciclo de vida das organizações, segundo Adizes.

Teoria Organizacional da Nestlé




A Nestlé possui uma Teoria Organizacional Comportamental, pois uma das suas prioridades é o a política de Recursos Humanos. A empresa está frequentemente nos rankings das empresas onde as pessoas almejam trabalhar. Isso mostra que a política de Recursos Humanos obtém resultados significativos.
A organização crê que para obter bons resultados é necessário um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Para que isso ocorra, há uma área chamada “Relações Humanos no Trabalho”, que abrange serviço social, serviço médico, clima organizacional e programa de qualidade de vida. Essas ações estão focadas para proporcionar o bem estar e a melhoria humana, nas dimensões bio-psico-social com ênfase em três pilares: educação e informação, mudança de hábitos e autogerenciamento.
A política de Recursos Humanos dispõe para seus funcionários: fitnees, ginástica coletiva, ginástica laboral, grêmios recreativos, clube de caminhada e maratona. Além disso, possui uma semana que disponibiliza exames para verificar a saúde de seus funcionários. E também oferece vacinação anual gratuita contra gripe, ações especificas sobre AIDS, sessões de massagem anti-estresse e ações de estímulo à reeducação alimentar. Existe ainda a Fundação Nestlé de Previdência Complementar (FUNEPP) que garante aos colaboradores um amparo à aposentadoria por tempo de serviço, invalidez e idade, além de subsidiar um auxílio-doença, pecúlio e pensão por morte.
Essas são apenas algumas das políticas de Recursos Humanos que proporcionam uma melhor qualidade de vida dos seus funcionários interferindo diretamente no bom desempenho dentro da organização. Isso leva a motivação humana que é uma das características da Teoria Comportamental.
Referências Bibliográficas
Argibai Soares, Charles Administradores.com. br. O portal do administrador. Teoria Comportamental. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/teoria_comportamental/23062/>Acesso em 15 Dez. 2009
Caldeira,Igor;Costa,Olinda;Sousa,Liliana e Simões Patríia. Teoria Comportamental da Administração(Behaviorista). Disponível em: <http://www2.fcsh.unl.pt/docentes/luisrodrigues/TeoriaComportamentaldaAdministra%C3%A7%C3%A3o.ppt >Acessado em 15 Dez. 2009
Nestlé. Políticas de RH. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/site/anestle/estudantes/estu_nebr/estu_nebr_politica_rh.aspx >Acessado em 17 Dez. 2009

NUTEP.Portal do Administrador. Teoria Comportamental da Administração (Behavioral Sciences Aproach). Disponível em: <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=1002>Acessado em 15 Dez. 2009
Wikipédia.Teoria comportamental da administração.Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_comportamental_da_administra%C3%A7%C3%A3o >Acessado em 15 Dez. 2009

Oportunidades


"Numa empresa grande todos trabalham para todos (os setores). Agora temos uma divisão nutrição que trabalha só para nutrição, de pet food (alimentação para animais domésticos) só para isso, de água concentrada em água etc. e assim é mais ágil”, disse Bulcke (2008)
As oportunidades que a Nestlé possui são o investimento para o desenvolvimento de quatro áreas estratégicas que são: o setor de nutrição, saúde e bem-estar, produtos de preços populares, ”alimentação fora de casa” e produtos de luxo
Primeiro, o setor de nutrição, saúde e bem-estar, no qual a Nestlé já é considerada a líder mundial. A Nestlé Nutrição representa vendas anuais de 11 bilhões de francos suíços (US$ 9,8 bilhões), após a compra da fabricante de alimentos para bebê Gerber e do negócio de nutrição da Novartis. Com isso, a Nestlé tem tudo para expandir esse segmento, inclusive nos países emergentes.
Em segundo lugar, são os produtos de preços populares (popularly positioned products), direcionados aos consumidores de baixa renda nos países em desenvolvimento. Trata-se, sobretudo de produtos lácteos, Nescafé e culinários Maggi.
O terceiro segmento onde o grupo suíço irá atuar mais agressivamente é na chamada "alimentação fora de casa", ou alimentação profissional. O grupo quer disseminar também a venda de produtos de luxo. Inclui Nespresso (café em cápsulas), cujas vendas foram as que mais se expandiram no grupo, acima de 40% em 2007.
Referências Bibliográficas
D'Ambrosio, Daniela. Bauducco e M. Dias Branco são fortes concorrentes. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008
Moreira, Assis. Vendas em 2007 batem recorde no Brasil e no mundo. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008. Disponível em:<http://www.terraviva.com.br/terraviva/file/1/665.html>Acesso em 11 Dez.2009.

Ameaças




Os concorrentes mais diretos da Nestlé são os chocolates Canderel sem Adição de açúcar. Os chocolates Canderel sem Adição de açúcar possuem como objetivos os mesmos segmentos de mercado, dos chocolates sem Adição de açúcar da Nestlé. Referente aos concorrentes indiretos dos Chocolates Sem Adição de Açúcar da Nestlé estes se focam, essencialmente, nos diferenciados chocolates existentes no mercado, como os chocolates amargos de diversas marcas, quer estrangeiras, internacionais: Neuhaus e Godiva, Callebaut e Cacao Barry, na Bélgica; Fauchon, La Maison du Chocolat e Menier, na França; Kohler e Lindt, Nestlé e Suchard, na Suíça; Van Houten’s, nos Países Baixos; Cadbury e Rowntree, na Inglaterra; Milton Hershey, nos Estados Unidos, quer as Portuguesas. A clareza das marcas concorrentes, por meio de um estudo de mercado, averigua-se que a concorrente Canderel é muito reconhecida no mercado, pelos consumidores.
O Brasil está entre os países onde a Nestlé concorre com o maior exército de empresas locais. Existem desde fabricantes artesanais e concorrentes regionais até indústrias brasileiras de musculatura e alcance nacional, como a Bauducco e a M. Dias Branco.
Os principais segmentos onde a multinacional atua - biscoitos, sorvetes e chocolates - são muito pulverizados. Só no mercado de biscoitos, por exemplo, há 400 fabricantes disseminados pelo país. Das 10 maiores fabricantes do Brasil em 2007, sete são nacionais, segundo dados do Sindicato das Indústrias de Massas e Biscoitos. Além da Bauducco e M. Dias Branco, existem nomes como Marilan, Piraquê e Mabel.
Depois do empreendimento conjunto com a americana Hershey´s, a Bauducco passou a concorrer com a Nestlé também em chocolates e transformou-se numa das principais rivais nacionais da multinacional suíça. Desde que a Bauducco assumiu a distribuição de Ovomaltine no Brasil, começaram a se enfrentar em mais um segmento: bebidas lácteas em pó.
O principal mercado da M. Dias Branco na área de biscoitos é justamente o Nordeste, onde a Nestlé mantém uma unidade de negócios independente há três anos. "Queremos estar seguros de ter unidades de negócios que são flexíveis. Vemos que mais e mais nossos principais concorrentes são produtores locais. Eles são muito próximos, muito rápidos e muito eficazes. E o perigo de uma grande empresa é a burocracia”, segundo Paul Polman (2008)




Referências Bibliogáficas




D'Ambrosio, Daniela. Bauducco e M. Dias Branco são fortes concorrentes. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008
Moreira, Assis. Vendas em 2007 batem recorde no Brasil e no mundo. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008. Disponível em:<http://www.terraviva.com.br/terraviva/file/1/665.html>Acesso em 11 Dez.2009.


Pontos fracos


A Nestlé adquire parte do cacau, sua principal matéria prima, de fornecedores que utilizam trabalho escravo e infantil. Conforme crescia a empresa e seu monopólio no setor, suas brutais necessidades de matéria prima tornaram impossível a seleção de produtos mais controlados e, portanto, mais caros nos mercados de qualidade. Com isso há uma contradição: segundo o irônico código de conduta da Nestlé “[…] a integridade, a honestidade, o trato justo e o pleno cumprimento de todas as leis aplicáveis tem guiado as práticas comerciais da Nestlé [...]. Porém, mesmo ela se utilizando desse recurso irregular, não há como distinguir quais são os produtos que foram produzidos com essa matéria prima, pois existe uma mescla dos seus fornecedores de cacau.
A empresa para manter sua imagem preservada na mídia e acalmar a opinião pública, vem procurando trabalhar e destinar recursos para eliminar o problema da produção de cacau escravo.

Referências Bibliográficas

Marques, Paulo. Visões de mundo, o mundo… sob um certo olhar – e interação: Nestlé e a escravidão na África – séc. XXI. Disponível em:< http://mirandomundo.wordpress.com/2009/10/21/alimento-escravo/ > Acesso em 04 Dez. 2009

Pontos Fortes


A Nestlé é uma das maiores empresas do setor alimentício, ainda mais na área de chocolates, é por isso que muitos à veem como um monopólio desse setor. Nessa jornada para a obtenção de tudo que conquistou, houve a compra de inúmeras empresas, dentre elas a maior foi a Garoto, que fez com que a Nestlé agregasse quase 70% do mercado de chocolates.
Além disso, a Nestlé possui um alto reconhecimento mundial por ter princípios ambientais, responsabilidade social, nutrição e saúde. Esse tipo de ideologia ajudou e muito em uma divulgação positiva de sua marca para os consumidores, ainda mais aqueles que possuem uma preocupação ecológica e de bem estar.
De acordo com a Revista Seleções Reader's Digest, a Nestlé foi eleita líder na categoria Chocolates, o que vem ocorrendo desde 2003. Além de ganhar o prêmio “A Marca de Confiança do Brasileiro” em 2009, também concedido pela mesma revista, aumentou ainda mais o prestígio que já possuía e mostrou que segue sua visão e missão.
Ocorreu também o lançamento do produto "Pílula da Beleza Innéov" em parceria com a L’oréal, que é uma das maiores companhias de cosméticos do mundo e uma das mais famosas empresas da França. Além de possuir quase a metade das ações da L’oréal. Isso mostra a dimensão em que a empresa Nestlé atua e atinge no mercado.


Referências Bibliográficas


Atkins, Thomas. O Globo: Nestlé compra gigante Geber por US5, 5 bi.Disponível em:< http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/04/12/295329564.asp>. Acesso em 23 nov.2009.


Basile, Juliano. Valor Econômico: Juiz aprova compra da Garoto pela Nestlé sem condições. Disponívelem:<http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2009/08/20/ult1913u111975.jhtm>. Acesso em 30 out.2009


Belmonte, Wagner. Manager Empregos. 80 anos de liderança absoluta. Disponível em:<http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=521> Acessado em 17 Dez. 2009.


D'Ambrosio, Daniela. Bauducco e M. Dias Branco são fortes concorrentes. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008Moreira, Assis. Vendas em 2007 batem recorde no Brasil e no mundo. Valor Econômico– Edição: 22/02/2008. Disponível em:<http://www.terraviva.com.br/terraviva/file/1/665.html>Acesso em 11 Dez.2009


Opinião e Notícias- Negócios: Nestlé pode assumir o controle da L´Oréal. Disponível em:<http://opiniaoenoticia.com.br/economia/negocios/nestle-pode-assumir-o-controle-da-l-oreal/ >. Acesso em 30 out. 2009


Nestlé. Políticas de RH. Disponível em: <http://www.nestle.com.br/site/anestle/estudantes/estu_nebr/estu_nebr_politica_rh.aspx >Acessado em 17 Dez. 2009

Conhecendo a Nestlé


A Nestlé foi fundada na Europa (Suíça), em 1867, quando o alemão, Henri Nestlé, pois em voga a Nestlé Farinha Láctea, um suplemento alimentar desenvolvido por ele para reduzir o alto índice de desnutrição e mortalidade infantil daquela época. No ano de 1905, agregando-se à Anglo-Swiss Condensed Milk Co, a Nestlé começou a produzir o Milkmaid, que no Brasil recebeu o nome de Leite Moça. Nesse período, a empresa já atuava nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Em 1907, passou a operar na Austrália. Na mesma época, foram edificados depósitos em Cingapura, Hong Kong e Bombaim, para dar suporte ao desenvolvimento das atividades no mercado Asiático. A partir da Nestlé Farinha Láctea e do Leite Condensado diversos outros produtos começaram a fazer parte do universo Nestlé e a usufruir da mesma qualidade e confiabilidade que garantiam a imagem de excelência da Nestlé mundialmente. No fim da década de 20, o chocolate converteu-se no segundo produto mais importante da companhia, com a aquisição da Peter, Cailler, Kohler e Chocolats Suisses S.A. Em 1938, lançou o café solúvel Nescafé - na Europa, Estados Unidos e Argentina - após diversas pesquisas realizadas a pedido do governo brasileiro, que queria liquidar os estoques nacionais de café e resolver a questão da exportação estimulada pela crise mundial de 1929. Ao final da II Guerra Mundial, em 1945, a Nestlé já tinha posse de 40 fábricas difundidas pelo mundo e duplicara a produção desde 1914. No período seguinte, o crescimento da Nestlé foi baseado em sua política de diversificação. A começar pelo próprio setor de alimentos, associou-se à suíça Maggi para produzir sopas prontas em 1947. Entre 1950 e 1984, expandiu sua linha para os enlatados, congelados e sucos. Voltada essencialmente para a nutrição humana, a Nestlé diversificou suas atividades a partir da década de 1970, passando também a atuar nos segmentos farmacêuticos (Alcon) e cosméticos (a exemplo da L'Oréal). Nos anos 1990, a empresa reforçou seu segmento de águas, com a compra da Perrier, uma das marcas mais famosas do mundo. Em 2001, foi a vez da aquisição da Ralston Purina, empresa do setor de alimentos para animais de estimação, dando origem, em 2002, à Nestlé Purina PetCare. No mesmo ano, foi criada a Dairy Partners Americas - DPA, aliança estratégica no setor de lácteos entre a Nestlé e a New Zealand's Fonterra Co-operative Group Ltd. No Brasil - Os primeiros registros da presença da Nestlé no Brasil datam de 1876. Mas foi em 1921 que a Empresa iniciou sua produção no Brasil, em Araras, SP. Leite Moça foi o primeiro produto Nestlé a ser fabricado no Brasil. Com o seu sucesso, vários outros produtos foram lançados e, atualmente, são comercializados no território brasileiro mais de 1000 itens sob a chancela da Nestlé. No Brasil, a Nestlé tem uma imagem de confiança e qualidade tecida ao longo dos 84 anos em que está presente no País e com o estreito relacionamento construído com seus consumidores. Além disso, a Empresa confirma, a cada ação, seu pleno interesse pelo crescimento do mercado nacional e sua firme disposição de continuar a investir no Brasil em todos os momentos. A Nestlé Brasil, além de produtos para Alimentação e Nutrição humana, produz alimentos para animais de estimação. Ela atua em dezesseis categorias de produtos: Achocolatados, Águas, Baby Food (Alimentos Infantis e Cereais Infantis), Biscoitos, Cafés (Nescafé), Culinários (MAGGI), Cereais Família, Cereais Matinais, Chocolates e Balas, FoodServices, Health Care Nutrition, Leites e Lácteos, Nutrição Esportiva (PowerBar), Refrigerados, Sorvetes, e PetCare (Nestlé Purina) .



Referências Bibliográficas

Nestlé: História. Disponível em:<http://www.nestle.com.br/site/anestle/historia.aspx> Acesso em 23 Nov.2009.

Wikipédia.Nesltlé.Disponivél em :<http://pt.wikipedia.org/wiki/Nestl%C3%A9 >Acesso em 23 Nov.2009.